VOLVO OCEAN RACE: LAST DAYS!

Sério, quem ainda não foi conhecer a Vila da Regata e ficar por dentro do que é a Volvo Ocean Race, não sabe o que tá perdendo!! Não só pela competição em sí, mas todo o impacto positivo que ela tem com todas as suas idéias e suporte a preservação do meio ambiente. De 3 em 3 anos – quando acontece uma edição da regata – a organização da Volvo aborda um novo tema, sempre ligado a natureza e sustentabilidade. Esse ano o tema é “KEEP THE OCEANS CLEAN” (Mantenha os Oceanos Limpos), e vários grupos fazem parte dessa conscientização.

Dentro da vila, várias atrações grátis, que levam o público a entender mais sobre a regata. Aqui no Stopover de Itajaí, a gente conta com simulador de veleiro em alto mar, cinema 3-D relatando um pouco do objetivo da competição e mostrando a preparação e vida das equipes no mar; filme educativo sobre o Albatroz – mascote dessa edição da regata – e a preocupação em torno da sua possível extinção.

 Além disso também tem outros simuladores&jogos, conto de histórias, museu da marinha nacional…

 Dentro da vila vocês podem ver algumas esculturas feitas pelo Skeleton Sea. Um grupo de 3 surfistas que uniram sua paixão pelo mar com a limpeza das praias. Por onde eles passam surfando, organizam um multirão e recolhem todo o lixo que o mar joga de vola nas areias. Depois eles separam todo esse lixo e produzem esculturas incríveis, todas com um significado. Na vila de Itajaí são duas: um peixe feito de chinelos de borracha – tipo as nossas Havaianas – e um atum feito de latas e outros pedaços de metal. Na primeira, a intenção é mostrar que a borracha é um dos materiais que mais demoram pra se decompor, e que ela fica “passeando” pelos mares por milhares de anos… Na segunda, do atum, eles retrataram a pesca predatória e excessiva desse peixe nobre que faz parte da nossa alimentação. O homem tá retirando do mar muito mais do que ele precisa, e se não cuidarmos, isso pode balançar nossa natureza. Afinal, todos os elementos e seres vivos precisam estar em equilíbrio.

 Em Itajaí, no sábado passado, eles organizaram um multirão na Praia da Atalaia, e agora estão montando uma tainha – peixe que mais representa nossa região – segurando uma rede de pesca e devolvendo todo o lixo jogado no mar de volta pro homem. A idéia é muito bacana né?!

O Iate Clube da cidade montou um restaurante de tendas no meio do píer construído pra vila. Lá a gente pode saborear os melhores pratos de peixes e frutos do mar e ainda pareciar a vista pros veleiros, rio e mar.

 Agora algumas curiosidades…

Vocês sabiam que:

– Das 6 equipes, somente 5 atracam em Itajaí. A sexta equipe – da China – abandonou a competição.

– Ao todo são 9 meses de regata, com 9 paradas. Itajaí é a sexta. Daqui os veleiros seguem direto pra Miami (sétima parada) e terminam na Irlanda.

 – A alimentação dos velejadores, rica em proteína e carboidratos, é basicamente como a dos astronautas. Todos os alimentos são desidratados e/ou fechados a vácuo, para que ocupem menos lugar na embarcação.

– Quando as equipes chegam em uma parada, elas pegam o primeiro vôo e vão direto pro seu país de origem, matar a saudade da família e amigos. Eles só retornam pro Stopover no final da estádia dos barcos na cidade. Pros testes finais e pra embarcarem rumo a próxima parada.

 – Os staffs e equipe mecânica estão hospedados no Infinity Blue Resort e Spa. Nada mal hein?!

 – O veleiro tem 22 metros de comprimento e do do seu mastro até a parte mais inferior do barco, ele equivale (em altura) a um prédio de 7 andares.

 – Os velejadores, 12 por barco, se revezam em turnos de 6 em 6 horas. Enquanto 3 pessoas dormem, outras 9 ficam a postos.

– A Volvo desponibiliza carros da marca particulares pros integrantes das equipes. Assim eles tem total liberdade pra circular por aí e conhecer um pouco da cidade onde estão atracados.

– A equipe Telefonica ocupa o primeiro lugar.

– o Quad da PUMA (uma loja de roupas da marca dentro da regata), possui uma coleção especial de produtos voltados pra Regata.

– Com a credencial de VIP Solidário (que custa R$25,00 e pode ser feita no píer turístico de Itajaí dá prioridade nas filas, descontos em lojas e restaurantes da regata e os melhores lugares nos shows nacionais.

– No standard da Volvo você pode conhecer as máquinas e super carros fábricados pela empresa, além de jogar nos simuladores espalhados pelo salão e acessar informações do evento nos super computadores espalhados pela sala.

– Os alunos da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, são os responsáveis pela operação das atrações e pelas visitas guiadas com os alunos da Rede de Escolas Municipais e também das particulares. Eu sou um dos alunos voluntários da parte da noite, e faço visitas guiadas com os alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Gente, o lugar ficou simplesmente demais!! Sábado agora acontecem as competições In Port. Eu e mais 36 pessoas fomos convidados pra assistir a competição em alto mar, dentro da escuna da Puma. Super top né?! Vai ser muito legal! Prometo tirar várias fotos pra vocês e depois postar no blog!! As festividades começam as 10:30 no Quad da Puma (com welcome drinks & welcome kit), e depois seguimos pro barco atéas 16h!

Vocês tem até domingo pra curtir a estrutura da regata, antes que os veleiros partam rumo a novas águas! See you there 😉

Anúncios

12 respostas em “VOLVO OCEAN RACE: LAST DAYS!

  1. Muito legal mesmo!! Não sabia que você estava trabalhando de voluntário Pedro! Também estou, mas fico na parte da manhã lá dentro do Race Office dando apoio a equipe organizadora e fazendo traduções.
    Aproveitem esse último final de semana, depois vai dar muita saudade do evento.
    Beijos

  2. Pedro, estivemos hoje lá e é fantástico!!!! tudo que colocaste aqui é verdadeiro, Itajaí está de parabéns. Amei as fotos e tudo que comentaste!!! bjssss

      • Ei, calma! Háháhá! Não tenho nada contra o blog (que aliás até achei bem interessante), só que achei estranho porque vc fala em DJs, drinks, moda em alto mar, e a VOR não tem nada a ver com isso! Aquilo tudo montado na vila da regata é chafariz pra tirar dinheiro de turista, é tudo enlatado e vendido. Os velejadores estão em alto mar tomando onda na cabeça e fedendo (banho lá é difícil), estão bem longe das festas que a produção monta pra galera que se acha descolada, é tudo desculpa pra vender roupas e outras coisas que mostram nos stands. Querendo ou não esse mundinho de glamour que vc mostra aqui não tem nada a ver com VOR, essa é a verdade. Nada contra o blog.

  3. Tá, vc deve ter sido voluntário, muito bem, e daí? Isso não muda nada o q eu falei, vc apenas fez parte do circo enlatado pra arrancar dinheiro de turista, apenas isso, a verdadeira VOR acontece lá dentro do mar nas piores condições, por exemplo: com mastros quebrados e tripulação machucada. O projeto da VOR que vc fez parte é a fachada festeira, não é a VOR autêntica, por isso que eu estranhei que vc fala tanto em VOR aqui em um blog de moda, que não tem nada a ver.

    • cara, fui voluntario sim, fazia visitas guiadas com os alunos do EJA. e de q forma eles arrancam dinheiro se é tudo de graça pro publico?? a pessoa gasta dinheiro pra comer ou se quiser fazer compras na puma. a regata é simplesmente genial e o stopover em itajai foi otimo pra cidade. os standarts dentro do centreventos foi mto bacana pra mostrar as empresas de itajai e o q elas oferecem de bom pra pra qm se interessar. o blog é meu eu falo do q eu quiser,moda ou nao! e se a tua opiniao é diferente da minha, dane-se…

  4. Realmente, a VOR não tem a ver com drinks e DJs. Mas você deve estar se referindo à parte esportiva da história (certo?). Porque o evento é dividido em duas partes: uma é a corrida em si -que de fato nada tem de festas e glamour, e é uma mistura de esforço extremo, sacrifício e sofrimento – e a outra é a parte em terra, para os fãs. É claro, quem observa tudo por meio da Vila da Regata não tem mesmo idéia de tudo que os velejadores passam no mar. O povo vê a parte bonita, mas essa é a idéia. E sim, claro que a VOR gira em torno do dinheiro. É dinheiro que paga a festa toda, tudo tem ligação com o marketing. Eles montam uma Vila da Regata com um monte de atrações gratuitas e fazem muita propaganda justamente para atrair mais pessoas que olhem os barcos e gravem os nomes dos patrocinadores que estão nas velas. Óbvio. Quanto mais gente acompanha o evento, mais os patrocinadores são expostos e mais investem dinheiro nas edições seguintes. Mas não vejo nada de errado nisso. É um marketing que existe em qualquer evento esportivo, todos os atletas têm patrocinadores que pagam as contas e querem um retorno. Por exemplo, quem não quis sair por aí com uma roupa/bolsa da PUMA após ver o barco deles? Você inconscientemente quer fazer parte daquilo, de alguma forma. Psicologia e marketing. É genial.

  5. Olha, Jorge, concordo quando você diz que os velejadores estão se ferrando, tomando ondas na cabeça, etc. Sou velejadora há muitos anos e sei o que é velejar em alto mar com tempo ruim – embora o que eles passem seja 1000 vezes pior. Mas não sei o que você quer dizer com “coisa pra macho”. Qual é a definição de “macho” para você?
    Outra coisa, tudo bem que a maior parte das pessoas que foi visitar a Vila da Regata não sabia muito bem o que estava acontecendo, mas… pelo que vi, poucos foram realmente por causa da VOR. Por exemplo: de todas as pessoas que passaram por lá, quantas saberão dizer (sem colar…) onde os veleiros estão agora, quando chegaram lá e qual é a classificação geral? Muito poucas. A maioria foi olhar tudo por curiosidade, e depois que os barcos foram embora, foram esquecidos. Paciência. Poucos são os verdadeiros fãs dos veleiros e regatas, mas mesmo assim a organização do evento mostrou muita coisa sobre ecologia, poluição, natureza e preservação dos oceanos para o povo, o que é importantíssimo.

  6. Pelo que entendi, este blog não é apenas sobre moda (não conhecia, entrei aqui por acaso procurando informações sobre o stopover de Itajaí). Pelas tags, entendo que é sobre moda e também qualquer outra coisa que o autor goste e que acha que os leitores possam achar interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s